(Anel)ídeos
Anelídeos
O filo dos anelídeos é formado por mais de 15 mil espécies de animais invertebrados que possuem o corpo segmentado formado por anéis. Vivem em solo úmido, água salgada e água doce. São um grupo de vermes complexos que possuem sistema digestório completo (começando na boca e terminando no ânus), sistema circulatório fechado, com presença de hemoglobina no sangue, e simetria bilateral. Fazem respiração cutânea, através da pele, o que faz com que esta tenha que ser fina e úmida, já que os gases utilizados na respiração não atravessam superfícies secas. A musculatura presente na parede do seu corpo é responsável pelo seu movimento.
Anelídeos. Foto retirada de: <http://cienciastata.blogspot.com/2012/05/os-anelideos-sao-animais-pertencentes.html> |
Quanto à reprodução, a maioria das espécies é hermafrodita e dois animais cruzam e se reproduzem ao mesmo tempo (fecundação cruzada e recíproca). Além disso, eles também podem realizar reprodução assexuada.
Fecundação cruzada dos anelídeos. Foto retirada de: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/anelideos.php>
|
Podem ser divididos em três grandes grupos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Os oligoquetos possuem poucas cerdas por anel e ausência de parapódios (estruturas que ajudam na locomoção), seu principal representante é a minhoca. Os poliquetos apresentam muitas certas e também parapódios, como os Nereis succinea. Os aquetos, por fim, não apresentam cerdas, mas sim ventosas em seu lugar, como as sanguessugas.
Comentários
Postar um comentário