Répteis reptilianos
Os primeiros a viverem na terra sem depender da água como meio, os primeiros adaptados às regiões secas, os conquistadores: os RÉPTEIS.
Mas quais foram as características que tornaram os répteis propícios a viverem na terra firme?
São várias as aptidões reptilianas que contribuíram para esse processo. Sua pele é espessa e queratinizada, os ovos são de casca grossa, garras anexadas às patas, fecundação interna. A principal excreção é de ácido úrico. O corpo dos répteis é coberto por escamas grossas e a grande maioria das espécies são carnívoras. Esses animais dominaram o planete milhares de anos atrás, como o seu exemplo mais célebre: os dinossauros.
Cena do filme "Jurassic World". Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/a-ciencia-conseguiria-ressuscitar-dinossauros-como-em-jurassic-world/> |
Por mais que a indústria cinematográfica adore explorar a relação entre o dinossauro e o homem, como nas franquias Jurassic Park e Jurassic World, os dois táxons na verdade nunca coexistiram. Esses répteis gigantes habitaram a Terra há milhões de anos atrás, muito antes do gênero Homo. Por mais que tenham sido extintos, hoje em dia dividimos este planeta com outros répteis tão importantes quanto, como os lagartos, jacarés e tartarugas.
Tartaruga. Foto disponível em: <http://portalmelhoresamigos.com.br/cuidados-com-seus-repteis-durante-o-inverno/> |
Essa classe é dividida em três grandes táxons: os chelonia, animais possuidores de carapaças, plastrões e vértebras torácicas fundidas (ex.: jabuti); os squamata, dividos entre os possuidores de patas ou ápodes com cauda (grupo lacertilia, ex.: lagarto) e os ápodes e grandes predadores (grupo ophidia, ex.: cobras); e, por fim, os crocodila, dotados de patas, garras fortes, formação corporal mantida e diferenças circulatórias/respiratórias que possibilitam a relação com o ambiente aquático (ex.: crocodilo).
Comentários
Postar um comentário