Peixes, piscis, fish
Chegou a hora de estudar a família do Nemo!
Os peixes podem ser divididos em dois grandes grupos: aqueles sem mandíbula (agnathos) e com mandíbula (gnathostomata). Esse último ainda divide-se em dois menores grupos, os cartilaginosos (condrictes) e os ósseos (osteíctes). A qual classe será que o Nemo pertence?
AGNATOS
Os agnatos são seres sem mandíbulas, mas com crânios, importante tendência evolutiva do reino animal. Mesmo sendo considerados primitivos em relação aos outros peixes, muitas espécies ainda vivem. Eles também apresentam coração com um átrio e um ventrículo, e sua circulação é de forma simples. Os principais exemplos são a lampreia e o peixe-bruxa.
Peixe-bruxa. Foto disponível em: <https://bioretro.eco.br/peixe-bruxa/> |
CONDRICTES
Os peixes cartilaginosos apresentam mandíbula móvel e dentada. Possui este nome pelo seu corpo ser revestido por cartilagem. Sua fecundação é interna; são ovíparos, ovovíparos ou vivíparos. Excretam amônia. Para ajudar no movimento, os animais possuem linha lateral, nadadeiras ímpares e nadadeiras pares. Grandes exemplo deste táxon são as arraias, os tubarões e as quimeras.
Tubarão. Foto disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45082893> |
OSTEÍCTES
Os peixes ósseos, ou osteíctes, possuem escamas com cutícula óssea. Seus corpos são mais hidrodinâmicos do que as demais classes, o que faz com que não seja mais necessário manter um intenso fluxo de água nas brânquias utilizando-se da natação, já que eles possuem uma estrutura que cria fluxo constante (opérculo). Também excretam amônia, possuem linha lateral e bexiga natatória, facilitando o nado na coluna d'água.
Osteícte. Foto disponível em: <https://www.allpondsolutions.co.uk/melanochromis-auratus/> |
Agora, o mistério chega ao fim... Nemo é um... OSTEÍCTE! Parabéns aos que acertaram! Até a próxima!
Procurando Nemo. Foto Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/peixes-palhaco-realmente-sao-pais-superprotetores/> BIO IS FUN! |
Comentários
Postar um comentário