Fungo ungo ungo!

Os fungos são seres eucariontes pertencentes ao Reino Fungi. Podem ser tanto unicelulares quanto pluricelulares. Os principais exemplos de fungos unicelulares são a levedura, muito utilizada como fermento (Sccharomyces cerevisial), e os fungos patogênicos, que causam doenças em plantas (ferrugem) e animais (micose).

Esses seres vivos são decompositores, ou seja, heterótrofos por absorção. Realizam digestão de forma extracelular, secretando enzimas digestivas no meio-ambiente e, assim, absorvendo os nutrientes formados por moléculas menores.

Quanto à sua estrutura, o corpo dos fungos é formado por hifas (unidade morfofuncional). O conjunto das hifas representa o micélio, que pode ser dividido em vegetativo e reprodutivo. O micélio vegetativo é aquele responsável pelas funções do corpo, como alimentação e digestão, enquanto o reprodutivo (também chamado de corpo de frutificação) produz esporos para a reprodução.

TAXONOMIA
Podem ser divididos em quatro filos: citridiomicetos, zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos.

Os citridiomicetos vivem em ambiente aquático e são os únicos fungos flagelados. São também chamados de mastigomicetos (mastix = flagelo, myceto = fungo),  e sua parede celular é constituída de quitina. Podem ser divididos em dois grandes grupos: os sapróbios (decompositores) e os parasitas. A maioria é unicelular, porém alguns formam hifas não fragmentadas. Seu ciclo de vida difere dos outros, apresentando uma meiose espórica e alternância de gerações.

Os zigomicetos, por sua vez, são muito usados na confecção de molho de soja, anti-inflamatórios e anticoncepcionais. Eles possuem um micélio reprodutivo em formato de penugem branca repleta de pontos escuros. Podem ser encontrados como parasitas de animais e decompositores. É a esse filo que pertencem as espécies que causam bolores em comidas como pães, frutas e doces.

Os ascomicetos são o grupo mais numeroso dos fungos e compreende desde fermentos a fungos que causam doenças em plantas. As leveduras são unicelulares, enquanto grande parte do resto é pluricelular. Exceto as espécies aquáticas que formam associação com bactérias (líquens), são todos terrestres. Eles possuem hifas septadas, talos filamentosos, parede celular de quitina e alternância de gerações no ciclo de vida. São ascomicetos que realizam a produção de cerveja, fermento biológico, queijo camembert e roquefort, antibióticos (penicilina) e LSD.

O quarto e último grupo, os basidiomicetos, compreende os cogumelos, ferrugens, orelhas-de-pau, entre outros.  Aquilo que vemos para fora da terra é apenas o corpo de frutificação, já que o micélio está dentro do substrato embaixo da terra. Possuem parede celular de quitina e hifas septadas e ramificadas, podendo até serem parasitas de animais.


REPRODUÇÃO
Os fungos podem se reproduzir tanto de maneira assexuada quanto sexuada. Assexuadamente, eles podem realizar fragmentação, brotamento e esporulação - as leveduras e bolores são os principais a realizar esses tipos.

Na reprodução sexuada, resumidamente, hifas de micélios sexualmente compatíveis unem-se por plasmogamia, organizando um novo corpo de frutificação. Os principais fungos que realizam esse tipo de reprodução são os ascomicetos e os basidiomicetos, formando, respectivamente, ascósporos e basidiósporos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reino Vegetal - Conceitos e Cladograma

Peixes, piscis, fish

(Anel)ídeos