Vírus
Resumidamente vírus são seres:
- acelulares (sem organização celular)
- sem metabolismo
- feitos de proteínas e material genético
- DNA, RNA ou DNA+RNA
- PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS (dependem de célula para se reproduzir)
TRADUZINDO: Os vírus não têm célula, logo não possuem um metabolismo. Eles são feitos de proteínas e material genético, podendo ser DNA / RNA / DNA+RNA. Por último, por não terem célula ou metabolismo, os vírus dependem de uma célula hospedeira para sua reprodução.
ESTRUTURAS
O vírus é um parasita intracelular obrigatório, ou seja, precisa de uma célula hospedeira para se reproduzir. A reprodução ocorre por meio de dois processos, que dependem da estrutura do vírus.
- Ciclo lítico: o vírus PENETRA na célula, utiliza o metabolismo celular para reproduzir seu material genético (sem alterar o funcionamento da célula) e matura estes. Então ocorre a LISE CELULAR/BACTERIANA, que é o rompimento da membrana plasmática para liberação do vírus. Sua hospedeira morre.
- Ciclo lisogênico: o vírus penetra na célula e INCORPORA seu GENOMA ao GENOMA DA CÉLULA. A hospedeira continua com seu metabolismo celular, continua sua reprodução e o vírus se reproduz junto (mitose da célula com o genoma viral englobado ao seu). Então ocorre o ciclo lítico, com a maturação e reprodução, terminando com a lise celular novamente.
DOENÇAS
Lá vão as mais importantes
- AIDS: vírus HIV; atacam o sistema imunológico, deixando a pessoa vulnerável a outras doenças; transmissão por sangue, relações sexuais (é uma DST), leite materno, etc.; sem vacina.
- Resfriado comum: existem mais de 200 vírus associados às suas causas, porem o mais comum é o rinovírus; transmissão por via respiratória; sintomas são congestão nasal, espirros, tosse, garganta inflamada, muco nasal, entre outros; normalmente tem duração curta de 7 a 10 dias.
- Dengue: doença tropical, causada pelo vírus Flavivírus; transmissão por meio do mosquito Aedes aegypti; sem vacina e sem cura, somente se trata os sintomas, que incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e erupções cutâneas.
- Febre amarela: como a dengue, é transmitida pelo mesmo mosquito e é da mesma família de vírus (flavivírus); existe uma vacina muito efetiva; sintomas incluem febre, calafrios, dores no corpo, náusea, ICTERÍCIAS, hemorragia interna, insuficiência de órgãos.
Comentários
Postar um comentário